DOM 17.05.2012 Portaria da SME nº 35/2012 Termo do convênio com a Prefeitura Municipal de Campinas nº13/15
A Unidade de Educação Infantil Adélia Zornig encontra-se aberta de segunda a sextas-feiras das 07h00min às 17h00min
A Fundação Gerações foi criada em 12 de novembro de 1993, por iniciativa do Dr Oliveiros Valim, na época vereador em Campinas, e contou com o apoio do rotariano Antonio Carlos Micolli. Sua criação teve como objetivo realizar um trabalho voltado para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Em 1995, a Fundação recebeu como doação da família Zornig, uma área de 20.000m2, no bairro Pq. Valença II – região do Campo Grande – onde já havia sido construído pelo Rotary Clube de Campinas um prédio de 750 m2, para abrigar uma creche: “Creche Adélia Correa Hoog Zornig”, que iniciou seu atendimento com 60 crianças em 1996. Através do convênio com a Secretaria Municipal da Educação recebemos a Merenda escolar desde o início de seu funcionamento, proporcionando às crianças atendidas, alimentação supervisionada por nutricionista, garantindo qualidade necessária ao seu crescimento. Esta iniciativa foi um acordo com a diretoria vigente da época e a Prefeitura que, apoiou-nos para que pudéssemos atender a demanda do bairro, já que não havia outra unidade de educação infantil no local.
No ano de 2010 ampliou-se o atendimento para 200 crianças, dispostas em 8 salas, sendo: 2 salas de AG II com 25 alunos em cada sala e 6 salas de AG III, também com 25 alunos em cada sala, todas em período integral.
No ano de 2012 recebeu credenciamento sob Portaria SME Nº 35/2012 e autorização de funcionamento sendo titulada “Unidade de Educação Infantil Adélia Zornig”,
No ano de 2015 o atendimento foi novamente ampliado para 230, mantendo-se o número de atendidos no AG II e ampliando para 30 o número de alunos em cada sala de AG III.
No ano de 2018 a Unidade passou a atender somente alunos em idade de AG III, tendo somente 10 alunos em idade de AG II, alunos estes matriculados no ano de 2017.
A Unidade se preocupa em melhorar, a cada ano, a qualidade, tanto em relação ao atendimento de seus usuários, como também a equipe pedagógica, proporcionando oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional e pessoal.
A Fundação Gerações – Unidade de Educação Infantil Adélia Zornig, desde sua inauguração em 1996, exerce trabalho de atendimento a crianças em idade de educação infantil, junto a Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, tendo como nome “Creche Adélia Correa Hoog Zornig”.
No ano de 2012 recebeu credenciamento sob Portaria SME Nº 35/2012 e autorização de funcionamento sendo titulada “Unidade de Educação Infantil Adélia Zornig.
A Unidade de Educação Infantil Adélia Zornig está localizada no bairro Parque Valença II, Região Noroeste de Campinas, sendo este o principal e único espaço de atendimento a população local. O bairro não possui espaço de lazer e cultura, assim como posto de saúde e escola.
O comércio da região Campo Grande concentra-se no entorno da Praça Concórdia. Durante o dia a praça é bem utilizada, oportunizando atividades esportivas e recreativas, atendimentos móveis, entre outros projetos desenvolvidos pela comunidade.
A população do Campo Grande é constituída de campineiros e de não-campineiros vindos das correntes migratórias dos estados de Minas Gerais, Paraná, interior de São Paulo e estados do Norte e Nordeste. Essa população, em sua maioria, caracteriza-se como: desempregada, não qualificada profissionalmente, fora do mercado formal de trabalho, baixa escolaridade (fundamental incompleto) e algumas famílias numerosas. Segundo Relatório de Informações Sociais do Município de Campinas - RIS/2015, a população da região Noroeste possui a menor população entre as cinco regiões do município, com 133.086 habitantes, é a região com menor área, possui 63.330 km², além de apresentar o maior número de unidade habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida com 5000 unidades, a região localiza-se próximo a Rodovia Anhanguera e Bandeirantes, além do corredor Metropolitado Noroeste, onde estão concentradas cerca de 70% dos usuários de transporte público. A principal via de acesso à região é a Avenida John Boy Dunlop, nome da antiga fábrica italiana de pneus, hoje Pirelli, e primeira empresa a ser instalada na região, na década de setenta. A região é pouco abastecida de unidades públicas, apresentando o menor número de unidades de educação da rede estadual e o terceiro maior da rede municipal, no ano de 2015 foi criado também o Distrito do Campo Grande, possui ainda duas regionais AR 05 e 13, Distrito de Assistência Social - DAS Noroeste, CRAS São Luis, CRAS Satélite Iris, CRAS Florence, CREAS Noroeste. Possui um dos menores números de unidades de saúde, além de baixa oferta de locais voltados para cultura e o lazer.
As famílias residentes no Parque Valença I e II possuem renda familiar de um a cinco salários mínimos, a maioria dos trabalhadores sobrevive de trabalhos informais, sendo em média cinco pessoas residindo sobre o mesmo teto, havendo muitos lares em que as mulheres são as únicas provedoras.
A maioria das casas é de alvenaria, muitas sem acabamento e apresentando precariedade estrutural. No bairro onde está situada a Unidade existe saneamento básico, energia elétrica, coleta de lixo e no ano de 2010 suas ruas foram asfaltadas.
A Unidade, a exemplo da maioria das unidades escolares, possui uma diversidade de alunos, a maioria carentes em recursos financeiros, muitos são frutos de famílias não nucleares e criados pela progenitora, são crianças ativas, alegres e participativas.
A Unidade, a exemplo da maioria das unidades escolares, possui uma diversidade de alunos, a maioria carentes em recursos financeiros, muitos são frutos de famílias não nucleares e criados pela progenitora, são crianças ativas, alegres e participativas.
A maioria dos alunos passa mais tempo com as educadoras do que com a família, diante deste fato, há por parte da Unidade, a postura de estímulo aos pais de tornarem estes pequenos momentos especiais para seus filhos.
A participação das mesmas ainda é pequena diante das metas da Unidade, mas que esta sendo maior a cada ano.
A Unidade dispõe de um amplo espaço físico, comportando a capacidade de alunos que se propõe a atender. A Unidade possui:
É um serviço da Política de Assistência Social desenvolvido pela Fundação Gerações na região do Campo Grande no bairro Parque Valença II.
O Serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Como forma de intervenção social, cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência. Visa oferecer um espaço de convívio e desenvolvimento geracional e intergeracional através de atividades lúdicas, artísticas, culturais e de lazer, bem como estimular e apoiar a organização comunitária.
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, residentes no bairro Parque Valença II em seu entorno, e que estejam em situações prioritárias segundo a Resolução CIT nº 01/2013 e a Resolução CNAS nº 01/2013. Considera-se público prioritário nas seguintes situações:
A Fundação Gerações é um espaço aberto à comunidade, com atividades de 2ª a 6ª feira, das 08:00 as 17:00 horas, abrangendo as seguintes oficinas:
Itajaí Transporte Coletivo Ltda.
Vivárium Bromélias Orquídeas.
Fundação FEAC.
(PMC/SMASDH) Secretaria Municipal de Assistência social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
(PMC/SME) Secretaria Municipal Educação.